terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“Física aplicada ao hovercraft”. - Palestra com o Professor Doutor José Maria André -Área de Projecto - 12º C3



Realizou-se no dia 9 de Fevereiro às 15:15 h, na sala de reuniões, uma palestra com o Professor Doutor José Maria André, doutorado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico e em Filosofia e Teologia na Universidade De Pontifícia Santa Cruz em Roma.

O nosso profundo agradecimento ao professor que desde sempre foi muito prestável e cooperante e que aceitou estar presente para nos elucidar sobre a Física num Hovercraft.
Os presentes tiveram ainda um certificado.
Podemos dizer que esta palestra correu às mil maravilhas!

Ana Rita - André Silva - Bárbara Lopes - Patrícia Costa

Professora Luísa Ramos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O MEU AMIGO RI(S)CO- Palestra do ciclo aberto de palestras -FCUL-DM








O meu amigo ri(s)co
Por Sílvia Carapeto

Foi no dia 27 de Janeiro de 2011, que o 11ºL2 da ESFD se deslocou até à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para assistir à palestra “O meu amigo ri(s)co” apresentada pelo professor Dinis Pestana, a qual está inserida no Ciclo aberto de Palestras que o Departamento de Matemática dessa mesma faculdade organizou.
A palestra começou exactamente à hora prevista, a chamada pontualidade britânica, e foi presidida pelo simpático professor Dinis Pestana. Dotado de um humor britânico, apresentou o seu “amigo ri(s)co”, usando uma apresentação onde incluía vídeos humorísticos com o pretexto de captar a atenção da sua grande plateia. Realizou também uma experiência usando cartas, questionando se alguém na sala tinha PES, pois houve alguns voluntários que acabaram por comprovar que não tinham mesmo Percepção Extra-Sensorial, mas foi motivo de muita diversão e ao mesmo tempo exemplo para algo como as probabilidades.
No fim de contas, tivemos uma percepção que afinal “a Matemática não é mesmo um bicho de sete cabeças!”, se a encararmos com um sorriso.
Aqui deixo algumas fotos da palestra e um convite ao Ciclo Aberto de Palestras, espero que gostem.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Olimpíadas de Química+ - Resultados da 1º Etapa

Parabéns a todos os participantes


1º Lugar

António José S. Abreu - Miguel Cardoso Monteiro- José Pedro Santos - 10º C 5

2º Lugar

Carolina Faria - Carolina Ribeiro - Catarina Freire - 10º C 5

3º Lugar

Ana Patrícia Fernandes - João Júlio Martins - Vera Patrícia Francisco - 10º C 6


4º Lugar

Inês Aguiar - Marta Couto - Sofia Lopes - 10º C 5

Joana Pinho - Jéssica Jesus - Tong Yang - 10º C 3

André Martins- Pedro Casimiro - Ricardo Borrego - 11º C2

David Ferreira - João Figueiredo - João Meireles - 10º C 6

David Borges - Gheorghe Oancec - Ricardo Paulo - 11º C 5

Daniel Sousa - Gonçalo Baleiras - Ruben Guedes - 11º C4

Os alunos seleccionados irão representar a escola no dia 12 de Março à semi-final.

Boa sorte.

SPQ

OLIMPÍADAS DA QUÍMICA JUNIOR - ALUNOS SELECCIONADOS

Muitos Parabéns a todos os participantes nas Olimpíadas da Química Junior - 1ª Etapa.


Resultados obtidos

1º Lugar
Catarina Castanheira
Diogo Almeida
Diogo Santos
Turma 8ºD



2º Lugar


Alice Filipe
José Cunha
Miguel Jesus
Turma 8º C



Estes alunos irão representar a escola na semi-final no dia 2 de Abril.
Boa sorte e divirtam-se com a Química.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

OLIMPÍADAS DA QUÍMICA JUNIOR E DA QUÍMICA +

A prova de selecção decorreu no dia 3 de Fevereiro.

Grande adesão por parte dos alunos. Muitas equipas a participar.

Parabéns a todos os participantes !

Algumas fotos das Olimpíadas.



Mais conhecimentos sobre a "Acreção"

Ouro tem origem extraterrestre

Impacto de asteróides deu origem a alguns metais preciosos
2011-01-23


Pela teoria de formação da Terra, ouro não devia existir na crosta
Quase todo o ouro que a humanidade possui ou que está a ser extraído de minas é de origem extraterrestre. Foi trazido para a Terra por asteróides massivos que embateram no planeta no final da sua formação, há 4500 milhões de anos, sugerem os resultados de um estudo publicado na revista "Science".

Esta nova investigação traz fortes evidências de que o ouro, a platina e o paládio, entre outros metais, presentes no manto e na crosta da Terra, da Lua e de Marte, chegaram a tais sítios graças à queda de objectos celestes do tamanho de mini-planetas durante a fase da formação planetária do sistema solar. Estas colisões massivas aconteceram dezenas de milhões de anos depois do grande impacto que originou a Lua.

O estudo foi realizado por uma equipa de investigadores de várias instituições americanas, entre as quais a University of Maryland (incluindo o geólogo Richard Walker), o Southwest Research Institute e o Massachusetts Institute of Technology.
De acordo com o que se sabe sobre a formação da Terra e de outros planetas com as mesmas características, os elementos siderófilos, como o ouro, deveriam ter sido atraídos para o núcleo à medida que o astro se ia formando, pelo que a crosta terrestre tinha ser desprovida desse tipo de metais.

O facto de se puder extrair ouro desperta a curiosidade dos cientistas há muito tempo, sendo que já havia várias explicações científicas, mas nunca nenhuma tinha sido suportada por evidências significativas.

A explicação apresentada por este novo estudo é, segundo os seus autores, a que melhor se adapta às evidências. Os resultados sugerem que o maior astro que caiu na Terra tinha entre 2400 e 3200 quilómetros de diâmetro, sensivelmente do tamanho de Plutão, enquanto os que atingiram a lua eram dez vezes menores.

De acordo com os investigadores, estes corpos cósmicos eram grandes o suficiente para produzir o enriquecimento dos elementos siderófilos, mas não ao ponto de fazerem os seus fragmentos chegar a fundir-se na Terra, a grande profundidade.

Ciência Hoje: Últimas Notícias
http://www.cienciahoje.pt

UMA POSSIBILIDADE DE IR À NASA

ASTROBIOLOGIA
Outros mundos, outras vidas?




A Astrobiologia reúne investigadores de diferentes ramos científicos no estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo. Questões fundamentais como “O que é a vida?”, “Como viemos aqui parar?”, ou “Estamos sozinhos no Universo?” têm sido colocadas ao longo de diferentes gerações, mas só muito recentemente conseguimos reunir a tecnologia e o conhecimento necessários para procurar a sua resposta de um ponto de vista científico.


Num período de novas e importantes descobertas neste campo, a Ciência Viva lança o concurso “Astrobiologia: outros mundos, outras vidas?”, convidando os alunos do ensino secundário a debruçar-se sobre esta temática. Os vencedores (2 alunos e 1 professor) terão a oportunidade de participar no International Space Camp 2011, a realizar no U.S. Space & Rocket Center, nos EUA.


Público-Alvo
Alunos do ensino secundário.

Os vencedores do concurso “Astrobiologia: outros mundos, outras vidas?” terão a oportunidade de participar no International Space Camp 2011, a decorrer de 23 a 28 de Julho de 2011, em Huntsville, no Alabama, EUA.

Em 2010, o professor Paulo Sanches e os alunos José Diogo Dias e Alexandra Coimbra, da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, foram os representantes nacionais no International Space Camp.

Inscrição e submissão do trabalho
Prazo para a entrega do trabalho: 2 de Março de 2011

Consulte o regulamento do concurso




Se estiverem interessados em mais informações consultem o site da ciência viva.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Earth from space - Lover' s Island



11 February 2011
The small heart-shaped island of Galešnjak is featured in this image acquired by ALOS – Japan's four-tonne Earth observation satellite. The 500 m-wide island is situated off the Croatian coast in the Adriatic Sea.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Morangos sem Açúcar? - Geração Hidropónica - Área de Projecto do 12º C3


No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o grupo de alunos, Ana Farlens, Daniel Almeida, Gonçalo Cabeceiro e João Mendes do 12ºC3 decidiu estudar a cultura hidropónica de morangos, fazendo um estudo comparativo entre a produção hidropónica e a produção tradicional biológica.

O grupo tem como objectivos de final do ano a construção de uma maqueta de produção hidropónica e um estudo comparativo de qualidade entre a mesma e a produção tradicional biológica.

Para tal temos a grande colaboração da empresa Agrivabe e de uma cultura tradicional biológica em Palmela.Se querem saber mais visitem-nos em: · http://morangossemacucar.blogspot.com/ ·
http://facebook.com/morangossemacucargh

Ana Farlens - Daniel Almeida - Gonçalo Cabeceiro - João Mendes

Professora Luísa Ramos

“Concurso CSI - Compreender, Saber, Investigar a Química”


No âmbito das actividades comemorativas do Ano internacional da Química2011, o Centro de Química de Évora e o Departamento de Química da ECTUEabriram hoje o “Concurso CSI - Compreender, Saber, Investigar a Química”destinado a alunos do ensino secundário (10, 11, 12º Anos) de todas asescolas do país em que os participantes devem elaborar um trabalho cujotema central seja a Química e a sua presença na vida quotidiana.Será atribuído o “Prémio Repsol” ao melhor trabalho.Todas as informações podem ser consultadas em:http://www.iyc2011.uevora.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=29

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ano Internacional da Química - Comemorações na Universidade de Évora


O Ano de 2011 foi proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Química: AIQ 2011 ou IYC 2011 (do Inglês, International Year of Chemistry).Tendo como mote "Química - Nossa vida, Nosso futuro" pretende celebrar as conquistas no mundo da Química e suas contribuições para o bem-estar da Humanidade.
Os principais objectivos do IYC 2011 visam estimular o reconhecimento público da Química como ciência fundamental para a satisfação das necessidades da sociedade moderna, o interesse da Química na população jovem e, ainda, gerar entusiasmo para um futuro cada vez mais criativo da Química.
O Centro de Química de Évora (CQE) e o Departamento de Química da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (DQUI), conscientes do seu papel fulcral na área da Química, fazem seus os objectivos do IYC 2011 e, para tal, organizam um conjunto de actividades comemorativas que pretendem levar a Química a Todos.
Sinta-se Convidado.
Celebre 2011 ! Ano Internacional da Química com o CQE/DQUI da ECTUE.

Ler mais.

Visite o blogue Química para todos.