domingo, 25 de abril de 2010

Olimpíadas da Física - Escalão A e B - Fase Regional

As provas regionais decorreram ontem, 24 de Abril, no Instituto Superior Técnico do TAGUS PARK.

A equipa do Escalão A, constituída pelas alunas Joana Pinho, Jessica Jesus e Tong Yang do 9º ano turma C,foi acompanhada pelo professor Luís Conceição.

A avaliar pela foto a equipa está divertida.

Parabéns a todos os participantes.


O Escalão B (11º ano) também marcou presença. Neste escalão participaram os alunos Ana Farlens do 11º C3, Daniela Jeremias e Bruno Prazeres do 11º C2, acompanhados pela professora Manuela Azevedo. Na foto já só temos o Bruno acompanhado pela professora.




Parabéns a todos os participantes.

domingo, 18 de abril de 2010

Olimpíadas da Química Junior - Fase Regional


Decorreram ontem no Instituto Superior Técnico.

A equipa constituída por Joana Pinho, Jessica Jesus e Tong Yang do 9º C foi acompanhada pela professora Maria Ana Azinheira.

Parabéns às participantes.

Olimpíadas de Astronomia - Fase Regional


Decorreram no dia 14 de Abril na Faculdade de Ciências de Lisboa.
Os astrónomos da Ferreira Dias marcaram presença.
A equipa, constituída por Bruno Prazeres da turma C2 do 11º ano, Daniel Almeida, Joana Mendes, João Cunha e Rosana Silva do 11ºC3 foi acompanhada pela professora Guilhermina Bento.

Parabéns a todos os participantes.

sábado, 10 de abril de 2010

Medalha de Bronze para a FERREIRA DIAS - XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática – Final Nacional




Parabéns ao aluno Rodrigo Lopes do 9º C, pelo excelente desempenho na Final das XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática , ao ganhar a medalha de bronze da Categoria A.

O Rodrigo concorreu com mais 29 alunos de todo o país, tendo as provas decorrido entre 25 e 28 de Março na Escola EB 23 de Santa Clara - Évora.


Mais informações

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O CERN na Ferreira Dias


Visitámos o CERN (e Genebra) com o 11º C3 e gostámos muito.
Aprendemos algumas coisas sobre o CERN e sobre o modo como a investigação é feita. Isto estaria ao nosso alcance sem ser necessário lá ir – um livro ou um documentário dar-nos-iam a mesma informação ou talvez até mais. Mas ter lá estado é outra coisa. Foi mais do que apenas ver e ouvir. Foi sentir e foi viver no CERN (ainda que só parte de um dia)! As experiências de almoçar num dos restaurantes entre um mar de gente de tantas nacionalidades; de percorrer alguns dos corredores cruzando-nos com pessoas sabe-se lá de onde; de caminhar pelas ruas com nomes de cientistas e cruzarmo-nos com uma desconhecida que nos saúda em português; de cruzar a fronteira com a França várias vezes no mesmo dia e a pé; de olhar em redor e ver uma paisagem rural com montes cobertos de neve ao fundo; foram pequenas experiências mas que muito contribuíram para a “imagem” que construímos do CERN.
Fica-nos também, claro, a enorme dimensão das coisas, de onde se destaca o LHC com 27 km de circunferência, 100 m sob o solo, comunicando aqui e acolá com edifícios à superfície onde se trabalha, por turnos, dia e noite!
Se o CERN fosse cá, com os 27 km de túnel construídos no concelho de Sintra e a Ferreira Dias uma das instalações de alojamento de experiências, como seria? A imagem, obtida do Google Earth, talvez nos ajude a ter uma ideia do LHC – com a Ferreira Dias e a vila de Sintra diametralmente opostas, passando a circunferência pela estação de comboios do Telhal e perto da Base Aérea de Sintra.

Professores Ana Almeida e Carlos Almeida