terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Na Rota das Energias Renováveis

Na Rota das Energias Renováveis - visita de estudo no âmbito da disciplina de Física e Química A para o 10ºAno e também para o 3º Ciclo do Ensino Básico.

A altura ideal é a Primavera.

Algumas sugestões para o Roteiro da Visita

Barragem do Alqueva

A Central Hidroeléctrica de Alqueva está localizada no rio Guadiana, nos Concelhos de Moura e Portel, distritos de Beja e Évora, respectivamente, tendo entrado em exploração em Janeiro de 2004.
É a única grande central hídrica a Sul de Portugal e está equipada com dois grupos reversíveis de eixo vertical, com uma potência unitária de 129,6 MW, sendo a terceira em potência instalada e a oitava em produção média anual, de entre as 27 grandes hídricas nacionais.




Central Solar Fotovoltaica de Amareleja

A Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW) pico e 35 MW de potência de injecção na rede, está a ser construída num terreno de 250 hectares, perto daquela vila do concelho de Moura (Beja) e considerada a "terra mais quente de Portugal", devido aos recordes de temperatura máxima no Verão.



Parque da Natureza de Noudar


A Casa da Malta, com capacidade para alojar 30 pessoas, está preparada para receber grupos de jovens, campos de férias ou visitas de estudo.

Situado a cerca de 8 km da Vila de Barrancos, o Parque de Natureza de Noudar surge na sequência da aquisição da Herdade da Coitadinha, pela EDIA em 1997, com o objectivo de desenvolver nesta propriedade um projecto de compensação pela perda de habitats a nível dos ecossistemas de montado, galerias ripícolas e matagais mediterrânicos induzidos por Alqueva.

Oferecem a possibilidade de realizar diversas actividades :
Aromas de Noudar ( Química) ; Fauna debaixo de uma pedra e Montado do Azinho ( Biologia) e ainda outras actividades no âmbito da Matemática.



Parque de Noudar: Distinção nacional para um projecto de conservação e gestão da diversidade biológica em Portugal




Algumas fotos da visita realizada nos dias 26, 27 e 28 de Março de 2009




Trabalhos realizados pelos alunos do 10º Ano , na Visita de Estudo realizada nos dias 26,27 e 28 de Março de 2009.

Noudar para Pesquisar


Macha, Macha - Alentejo sem Lei

Alentejo Inovador

Yes We Can

Três dias para recordar

Concurso Esmiuçar Copenhaga


Logotipo "Esmiuçar Copenhaga"

Alterações Climáticas em concurso aberto à participação de todos

“Esmiuçar Copenhaga” é um concurso promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente que coloca aos participantes o desafio de apresentar num video-clip uma reflexão crítica sobre a Conferência de Copenhaga, cimeira internacional sobre alterações climáticas que decorre entre 7 e 18 de Dezembro na Dinamarca, e para o qual será necessário fazer o seu acompanhamento e debate.

O concurso tem 2 escalões:
A- Escolas do ensino básico (3º ciclo) e escolas do ensino secundário e/ou profissional
B- Outros: instituições de ensino superior, ONGA, municípios, cidadãos em geral


Mais informações.






Olimpíadas da Química


As "Olimpíadas Portuguesas de Química ", também designadas por "Olimpíadas de Química", são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
Podem concorrer às Olimpíadas da Química Junior alunos do 8º e 9º Anos.

Mais informações.


Às Olimpíadas de Química +, podem concorrer alunos do Ensino Secundário do 10º e 11º Anos.

Mais informações.


Datas importantes:

Início das Inscrições de 4 a 31 de Janeiro

Semifinais (OQ+) - 13 Março

Semifinais (OQJúnior) - 17 Abril

Final (OQ+ e OQJúnior) - 8 de Maio

sábado, 19 de dezembro de 2009

Feliz Natal ... Boas Férias

Feliz Natal com os Looney Tunes





Física nos desenhos animados

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Semana da Ciência e Tecnologia na Ferreira - 23 a 27 de Novembro



A Semana da Ciência e Tecnologia, que se constituiu como um conjunto de actividades de carácter científico-tecnológico promovido pelos professores de Físico-Química, em colaboração com a Biblioteca , decorreu na Sala de Reuniões entre os dias 23 e 27 de Novembro de 2009.


No dia 24 de Novembro, pelas 10h30, assistimos a uma palestra sobre “Raios Cósmicos”, apresentada pelo Dr. Fernando Barão, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do Laboratório de Instrumentação de Física Experimental de Partículas.
O palestrante falou das componentes e modos de detecção de radiações na actualidade e de algumas características das partículas até hoje conhecidas.
No dia 25 de Novembro, pelas 10h, assistimos a uma palestra no âmbito da Obesidade e Diabetes, e das experimentações animais realizadas à volta deste tema, cujo orador foi o Dr. Ricardo Afonso, professor do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Nesta palestra, fomos informados pelo professor, e graças às experimentações em pequenos ratos de laboratório feitas pela sua equipa, que o pâncreas dos ratinhos, tal como o nosso, produz uma enzima, a HISS, que é libertada no sistema digestivo, e que permite a diminuição da glicose no sangue. Sem a HISS, o paciente pode sofrer de obesidade, e com produção de enzima não funcional, pode sofrer de diabetes.
Em seguida, pelas 15h15, assistimos a uma outra palestra, desta vez apresentada pelas professoras Marília Peres e Rosa Pais, da Escola Secundária José Saramago de Mafra, sobre erros científicos nos filmes, cenas cientificamente correctas e comparações, por exemplo, entre a magia do Harry Potter e os progressos da Física ao longo dos tempos, para que coisas semelhantes se possam fazer na realidade.
No dia 26 de Novembro, pelas 11h00, assistimos a uma palestra do Professor Luís Peralta, Professor na Faculdade de Ciências de Lisboa e Investigador do LIP, sobre aplicações da Física na Medicina, mais propriamente sobre a aplicação das radiações electromagnéticas no diagnóstico e tratamento de determinadas doenças.
No dia 27 de Novembro, pelas 10h00, assistimos à última palestra no âmbito deste evento da Semana da Ciência e da Tecnologia. Foi orador o Dr. Nuno Santos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Medicina Molecular.
Esta sessão começou por uma pequena viagem no tempo, até à altura em que o palestrante frequentava a Escola Secundária Ferreira Dias. Tendo como tema “Membranas Biológicas como Alvos Terapêuticos”, o objectivo era elucidar-nos para o facto de que a criação de um medicamento envolve inúmeros estudos acerca do modo como este poderá interagir com a membrana da célula a que se destina. Vários exemplos de doenças ainda em estudo, como a SIDA, implicam uma aturada investigação à volta da reacção do sistema imunitário, não só ao vírus, mas também aos medicamentos que pretendem combatê-lo.

Todas as palestras foram sensacionais, de grande carácter tanto educativo como lúdico. No entanto e de acordo com as nossas preferências disciplinares, as nossas palestras preferidas foram as duas relacionadas com a Medicina, ou seja, a palestra sobre a aplicação de radiações em diagnósticos e terapêuticas, e a palestra relacionada com o estudo das membranas biológicas, aquando da produção de medicamentos.

É importante referir que, de todos os palestrantes presentes, apenas o professor Luís Peralta nunca pertenceu à comunidade educativa da nossa escola. Todos os outros foram, ou alunos, ou professores, da Escola Secundária de Ferreira Dias.

Ana Farlens e Sofia Castro 11º C3



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Olimpíadas da Física 2010


Este ano a Fase Regional decorre no dia 24 de Abril de 2010.
As escolas devem inscrever-se até 31 de Janeiro e as equipas até 15 de Março de 2010

Fase Nacional - dias 4 e 5 de Junho de 2010 (Lisboa)

*Esta fase nacional das Olimpíadas apura para: Olimpíadas Internacionais 2011 (Julho 2011, Bélgica) e Olimpíadas Ibero-americanas 2011 (Setembro 2011, Equador)

Olimpíadas Internacionais 2010:

17 a 25 de Julho de 2010 (Zagreb, Croácia)


Olimpíadas Ibero-americanas 2010:

Setembro de 2010 (Cidade do Panamá, Panamá)

Participa.
Informa-te junto do teu Professor


Mais informações, regulamento e provas de outros anos.

sábado, 5 de dezembro de 2009

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE CONSTÂNCIA - PARQUE DE ASTRONOMIA



O “Centro Ciência Viva de Constância - Parque Temático de Astronomia” constitui um convite à participação em actividades baseadas na Astronomia. Ideal para visitar com a família, amigos ou em grupos escolares. Especialmente indicado para os 7º e 10º Anos de Escolaridade.

"Com parte considerável dos equipamentos instalados ao ar livre, num ambiente de intensa arborização, o convívio com a ciência neste centro proporciona, simultaneamente, um pleno contacto com a natureza.
Este Centro é composto por um edifício principal com auditório, observatório, planetário e vários módulos exteriores (uma representação do Sistema Solar, um Globo Terrestre com cerca de 2 metros de diâmetro, um Carrocel representando o Sol, a Terra e a Lua, uma Esfera Celeste com aros de 7,5 metros de diâmetro e um Relógio de Sol Analemático)."

Se optar por fazer Observação Nocturna, no período da tarde poderá visitar o Castelo de Almourol. A travessia é feita pelo exército, pelo que deverá solicitar autorização.

Algumas fotos da Visita realizada em Outubro de 2008 - Alunos de 10º Ano




Trabalhos realizados em Outubro de 2008

Voltando ao Passado


Um dia no Universo

Dia Astronómico

O que diz o nosso Céu?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Química, Tecnologia e Sociedade

“As ciências químicas mudaram substancialmente nos últimos tempos. Das divisões clássicas como química analítica, química inorgânica, química orgânica, química física, química teórica ou bioquímica evoluiu-se para domínios mais específicos como, por exemplo, nanotecnologia, ciência dos materiais, química computacional. Também a ligação entre química e engenharia química é tida como cada vez mais aprofundada dada a procura de soluções para problemas novos e/ou a capacidade de criar novos produtos, os quais passam a constituir-se como necessidades reais da sociedade.

Assume-se que a orientação do ensino da Química no 12º Ano deverá reger-se por princípios que promovam a literacia científica dos alunos.

A educação em Ciências deve perseguir ideais de cultura científica dos alunos, por oposição a uma lógica de mera instrução científica, que promovam o desenvolvimento pessoal dos alunos e lhes permitam alcançar uma participação social esclarecida. O modelo de ensino a usar deve assentar no recurso à inter- e transdisciplinaridade dos saberes, à abordagem de situações-problema retiradas de contextos reais, à utilização de estratégias de trabalho metodologicamente diversificadas e à necessidade de conduzir processos de avaliação conceptualmente concordantes.”
Retirado do Programa de Química do 12º Ano

É na lógica das Orientações fornecidas pelo programa de Química de 12º Ano que os alunos desenvolvam trabalhos de Pesquisa sobre cada uma das grandes Unidades Temáticas do programa. Divulgam-se alguns dos trabalhos realizados pelas turmas 12º C3 e 12º C5 sobre a forma de Posters, inseridos na Unidade Metais e Ligas Metálicas.

Posters:

12º C3


A importância dos Metais na Sociedade – Marta, Patrícia e Inês

Dos Minerais aos Materiais Metálicos - Joana , Patrícia e Susana

A Importância dos Metais na Sociedade – Miriam, Marisa e Inês

Ligas Metálicas – Nuno, Luís e Ricardo

Ligas Metálicas – André, Daniel e Elisabete

Dos Minerais aos Materiais Metálicos – Ana Rita, André e Tânia

12º C5

A Importância dos Metais na Sociedade - Andreia, Helena e Eduarda

A Importância dos Metais na Sociedade - Rafael, Catarina, Tatiana e Patrícia

Dos Minerais aos Materiais Metálicos - Sara, Sónia e Andreia

Ligas Metálicas e Reciclagem de Metais – Inês, Joana, Rita e Sara

Ligas Metálicas e Reciclagem de Metais - João , Fá , Mónica e Joel

A professora de Química

Helena Freitas

Tudo tem retorno